quarta-feira, 25 de julho de 2012

Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades em relação aos seguintes aspectos:
  • Percebem a organização dos produtos no supermercado.
  • Organizam as embalagens segundo os critérios estabelecidos convencionalmente (limpeza, higiene e beleza, frios, carnes e pães).
  • Identificam os preços dos produtos comprados no supermercado.
  • Usam o dinheiro para vivenciar situações de compra e venda.

 
O dono do supermercado o aluno vinicios kevin

Quarta Atividade

Brincando de supermercado

Para esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina com as crianças o local em que vão ficar as embalalgens dos produtos e os caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 15 minutos cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam R$100,00.
 dinheiro para fazer a contagem
 Dinamica da argola, quem conseguir jogar a a rgolae cercar mais dinheiro será a equipe vencedora.

Os preços dos produtos

Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na aula anterior.Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.

Segunda Atividade 

Classificando as embalagens dos produtos

Peça para as crianças trazerem embalagens de produtos para a sala de aula. Discuta o tipo de produto,  para que serve e quanto custa.Tenha na sala um folheto com os preços dos produtos como referência para as estimativas de preços usados pelas crianças durante a atividade de classificação dos produtos. Para a realização dessa atividade, divida as crianças em pequenos grupos com as embalagens que elas trouxeram. Oriente a separação das embalagens dos produtos. Após esse momento, solicite que cada grupo justifique os critérios adotados para classificar as embalagens. Separe um espaço na sala e proponha que arrumem todas as embalagens obedecendo aos critérios adotados na atividade que fizeram em grupo.

Primeira Atividade

Peça que as crianças tragam para sala de aula vários folhetos com preços dos produtos do supermercado.  Sugira na roda  que observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto .Preste atenção as estratégias de leitura e o diálogo entre elas nesse momento. Desafie a criança explicar:
  • Como sabem que o número escrito no folheto representa dinheiro?
  •  Os preços dos produtos são todos iguais?
  • Como a gente sabe que um produto é mais caro que o outro?
Proponha que recorte e cole os produtos do folheto separando o que são alimentos e limpeza. Depois organize uma tabela usando os critérios de classificação utilizados no supermercado para organizar os produtos.
 supermercado na sala de aula............
 alunos observando alguns produtos
 aluno fazendo as compras

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
  • Perceber a organização dos produtos no supermercado segundo os critérios estabelecidos convencionalmete.
  • Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.
Duração das atividades
QUATRO AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso e função do dinheiro na sociedade
  • Contagem de cédulas a partir do valor que possuem.
  • Confecção de cédulas.
  • Organização e classificação dos produtos no supermercado.
  • Preços dos produtos no supermercado.
Estratégias e recursos da aula