quinta-feira, 1 de março de 2012

primeiro dia de aula

É uma boa ideia, além de uma dinâmica inicial, promover algumas atividades diferentes, nas quais o aluno possa usar o que aprendeu no ano anterior para assim ‘desenferrujar’ a mente.
Antes mesmo de iniciar sua matéria é bom promover uma revisão rápida, contendo os tópicos mais importantes que foram vistos no ano anterior e depois fazer alguma atividade na qual possam exercitar isso um pouco.
Eu sugiro palavras cruzadas, e você pode preparar as suas, baseadas no vocabulário ou na gramática da revisão do ano anterior. Visitando o siteCrosswords você poderá baixar um programa com o qual você pode preparar palavras cruzadas, que você pode colocar na internet para que seus alunos resolvam online, ou como é nosso objetivo, que você possa imprimir e tirar cópias para que eles façam em classe.
Essa primeira atividade do ano eu prefiro fazer em grupo, assim enquanto vão fazendo eu vou passando por eles e observando como cada aluno participa do trabalho e já vou avaliando com quais deles vou ter que fazer aulas extras para ajudar.
Com o programa de palavras cruzadas você primeiro cria um banco, primeiro colocando a palavra que terão que usar e depois sua definição ou frase correspondente. Depois de criado o banco você pede para o programa para criar as palavras cruzadas e depois disso você escolhe o que vai imprimir. Eu recomendo que você imprima separado as palavras e as definições, assim sai cada uma em uma folha e a palavra cruzada para seus alunos preencherem sai maior.