domingo, 24 de julho de 2011
trabalhando o mural como fonte de leitura
justificativa
Jornal Mural surgiu do desejo e da necessidade dos pequenos em comunicar e divulgar assuntos pertinentes ao seu universo, como uma festa, um desenho, um aviso, a receita da vovó, da mamãe; algo que foi perdido, entre outras divulgações e indicações (livros, passeios, viagens), as quais se pautam no olhar deles, no que acontece na sala de aula, nas suas vidas e no mundo.
O Jornal Mural contribui para a interação e comunicação entre os alunos das outras salas, os funcionários da escola e a família, estreitando os laços entre todos os envolvidos. A relevância deste projeto está no fato de desenvolver diariamente o hábito de ler e de escrever entre os alunos e, em particular, de conferir a leitura e a escrita uma função social, a qual transcende o espaço da sala de aula.
O objetivo principal deste projeto é desenvolver a leitura, a pesquisa, a capacidade criativa, a descoberta de novas formas de expressão e de um novo universo de comunicação por meio de palavras e imagens, contribuindo assim, com a formação sócio-educativa dos alunos.
Objetivos Específicos
- Utilizar socialmente a escrita, uma vez que seus textos se tornarão públicos;
- Trabalhar em equipe;
- Ler diariamente o mural como meio de comunicação;
- Usar a leitura para obter informações;
- Exercer a cidadania democrática;
- Ampliar a capacidade de leitura e de escrita;
- Perceber a importância de suas produções (divulgações e indicações);
- Utilizar diferentes linguagens – verbal, gráfica, plástica – como meio para produzir, expressar e comunicar idéias;
- Socializar informações;
- Desenvolver valores como união, cooperação, organização, respeito e ordem.
Conteúdo
Leitura / Escrita / Diferentes Linguagens
Metodologia
· Produção e exposição de artes (desenhos, pinturas, etc.);
· Produção e exposição de textos de diferentes gêneros (receitas, bilhetes, comunicados, entre outros);
· Exposição de convites, indicações de livros, passeios, viagens;
· Exposição de fotos.
Recursos Didáticos
· Painel de cortiça.
Avaliação