domingo, 24 de julho de 2011

trabalhando o mural como fonte de leitura

justificativa

Jornal Mural surgiu do desejo e da necessidade dos pequenos em comunicar e divulgar assuntos pertinentes ao seu universo, como uma festa, um desenho, um aviso, a receita da vovó, da mamãe; algo que foi perdido, entre outras divulgações e indicações (livros, passeios, viagens), as quais se pautam no olhar deles, no que acontece na sala de aula, nas suas vidas e no mundo.

O Jornal Mural contribui para a interação e comunicação entre os alunos das outras salas, os funcionários da escola e a família, estreitando os laços entre todos os envolvidos. A relevância deste projeto está no fato de desenvolver diariamente o hábito de ler e de escrever entre os alunos e, em particular, de conferir a leitura e a escrita uma função social, a qual transcende o espaço da sala de aula.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver a leitura, a pesquisa, a capacidade criativa, a descoberta de novas formas de expressão e de um novo universo de comunicação por meio de palavras e imagens, contribuindo assim, com a formação sócio-educativa dos alunos.

Objetivos Específicos

  • Utilizar socialmente a escrita, uma vez que seus textos se tornarão públicos;
  • Trabalhar em equipe;
  • Ler diariamente o mural como meio de comunicação;
  • Usar a leitura para obter informações;
  • Exercer a cidadania democrática;
  • Ampliar a capacidade de leitura e de escrita;
  • Perceber a importância de suas produções (divulgações e indicações);
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal, gráfica, plástica – como meio para produzir, expressar e comunicar idéias;
  • Socializar informações;
  • Desenvolver valores como união, cooperação, organização, respeito e ordem.

Conteúdo

Leitura / Escrita / Diferentes Linguagens

Metodologia

· Produção e exposição de artes (desenhos, pinturas, etc.);

· Produção e exposição de textos de diferentes gêneros (receitas, bilhetes, comunicados, entre outros);

· Exposição de convites, indicações de livros, passeios, viagens;

· Exposição de fotos.

Recursos Didáticos

· Painel de cortiça.

Avaliação

Observação em relação à participação, interesse e utilização das noticias publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário